O mercado financeiro vem passando por uma série de transformações e, entre elas, vale destacar o acesso ao crédito. Afinal, não é preciso ser um especialista em finanças para perceber que o cenário mudou. Fatores como as novas tecnologias e novas empresas entrando no mercado deixaram o crédito mais acessível do que nunca. Mas, mesmo com as facilidades recentes, alguns serviços como antecipar o saque-aniversário, por exemplo, continuam pouco conhecidos.
O saque-aniversário é uma excelente alternativa para quem busca crédito e não quer se comprometer com gastos mensais. Mas afinal, você quer saber o que é ou como antecipar o saque-aniversário? Então continue lendo este artigo para conhecer essa novidade do mercado financeiro!
O que é saque-aniversário do FGTS
Primeiramente, antes de falar do saque-aniversário, é preciso falar sobre o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
O FGTS
O FGTS, como o nome explica, é um fundo. O Governo Federal criou esse fundo para garantir que os trabalhadores tenham uma reserva financeira. Mas para essa reserva existir, o órgão ou empresa que faz o pagamento precisa depositar um valor todos os meses. Esse valor é equivalente a 8% do salário do trabalhador, mas não existe desconto para o beneficiário.
Portanto, o valor total acumulado nesse fundo é o saldo do FGTS. Como era de se esperar, trabalhadores que contribuíram por mais tempo ou os que têm salários mais altos terão um montante maior.
Antes de continuar, é importante ressaltar que o dinheiro do saldo do FGTS pertence, sim, ao trabalhador. Entretanto, isso não significa que o titular pode acessar o dinheiro quando bem entender. Ou seja, existem circunstâncias particulares em que o titular pode ter acesso a esse dinheiro. Mas, para isso, ele precisa cumprir determinados requisitos.
Geralmente, esses requisitos são referentes à aquisição de um imóvel ou então ao fim de uma relação trabalhista. Mas existem exceções.
O saque-aniversário
O saque-aniversário é uma das maneiras que o trabalhador tem para acessar o dinheiro do FGTS. Ele é recente, foi criado pela Lei 13.932 de 2019 que, entre outras coisas, deu mais autonomia para os trabalhadores.
O acesso acontece da seguinte forma: uma vez por ano, no mês em que faz aniversário, o trabalhador tem o direito de resgatar uma parte do valor do saldo. Mas, para isso, é preciso ter aderido a essa modalidade.
Outro detalhe importante a respeito do saque-aniversário é o fato de que ele funciona mesmo para contas inativas. Ou seja, o trabalhador não precisa continuar contribuindo para o FGTS para conseguir aderir à modalidade e receber o dinheiro. Dessa forma, quem já recebeu contribuições no FGTS no passado também pode ter acesso.
O fato do saque-aniversário ter essas características é condizente com o propósito da sua criação. Afinal, a ideia era incentivar o consumo e o desenvolvimento do Brasil durante a crise econômica que existia.
Mas atenção: apesar da lei de criação ser de 2019, ela não tem relação com a pandemia da Covid-19. Sua criação visava injetar aproximadamente R$ 30 bilhões na economia e, assim, impulsionar a economia com o aumento do consumo.
Como aderir ao saque-aniversário
A adesão ao saque-aniversário não acontece de forma automática ou impositiva, pelo contrário, ela é uma opção. Ou seja, o trabalhador precisa escolher participar dessa modalidade de resgate para poder realizar os saques.
Os trabalhadores que optam pela adesão passam a ter o direito de resgatar parte do fundo do FGTS. Entretanto, esse resgate, como dito anteriormente, só pode ser feito uma vez por ano, no mês do aniversário do titular.
Requisitos
Para aderir ao saque-aniversário, duas coisas são fundamentais.
Primeiramente, é fundamental que o fundo tenha saldo. Ou seja, para poder sacar é preciso, em algum momento, já ter contribuído com o FGTS. Afinal, só assim o fundo terá algum valor para ser resgatado.
Além disso, para aderir ao saque-aniversário o contribuinte precisa fazer uma solicitação. Essa solicitação pode ser feita das seguintes maneiras:
- Através do site oficial da Caixa Econômica Federal;
- Pelo site do FGTS (para clientes que tenham e-CPF e certificado digital ICP-Brasil);
- Pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado gratuitamente nas principais lojas de aplicativos;
- Indo pessoalmente em agências bancárias da Caixa Econômica Federal.
Como antecipar o saque-aniversário
Primeiramente, é recomendável que o interessado na antecipação do saque-aniversário faça uma simulação. Assim, será possível ter uma ideia exata do custo, do prazo e, principalmente, do valor que poderá antecipar.
Outro passo fundamental é optar pelo saque-aniversário. Para isso, basta escolher alguma alternativa entre as quatro mencionadas no tópico anterior.
Por fim, o cliente deverá escolher uma instituição financeira para realizar a contratação. Afinal, a antecipação do saque-aniversário funciona, na prática, como se fosse um empréstimo. Mas com a diferença de que não é preciso pagar todos os meses, e sim uma vez por ano, com o benefício do FGTS.
Depois de escolher a instituição financeira e solicitar o serviço, basta esperar que o dinheiro cairá na sua conta rapidamente.
Quais são as vantagens de antecipar o saque-aniversário
A antecipação do saque-aniversário é uma das maneiras mais vantajosas de ter acesso a crédito. Confira, a seguir, as principais vantagens
- Taxas baixas – O Custo Efetivo Total (CET), que considera todos os encargos da operação, dificilmente ultrapassa os 2% ao mês.
- Sem mensalidade – Como o pagamento acontece pelo desconto do saque-aniversário, quem contrata não precisa pagar nenhum tipo de parcela mensal.
- Sem burocracia – O processo é rápido e fácil. Depois do pedido feito, dependendo das condições, é possível receber o dinheiro no dia seguinte. Além disso, não é necessário passar por um processo de aprovação, basta fazer a solicitação.
- Conta inativa também pode – Quem tem saldo em uma conta do FGTS inativa também pode aderir ao saque-aniversário e solicitar a antecipação.
- Negativados – Quem tem o nome no SPC ou no Serasa também pode aproveitar esse tipo de crédito. Inclusive, algumas pessoas usam esse dinheiro para quitar dívidas e ajudar a limpar o nome.
Esperamos que você tenha entendido como antecipar o saque-aniversário, incluindo os benefícios e a forma de aderir. Se você conhece alguém que gostaria de contratar um empréstimo sem precisar pagar mensalidade, compartilhe este artigo!