--> ?> Saiba como cancelar o desconto do cartão consignado
Home » Cancelar desconto de cartão consignado? Saiba passo a passo

Cancelar desconto de cartão consignado? Saiba passo a passo

como cancelar desconto de cartão consignado

O cartão de crédito consignado tem dado muitas oportunidades a aposentados, pensionistas e servidores públicos para fazer compras e pagar contas de forma mais acessível. Isso porque as taxas são muito menores em relação aos cartões convencionais. No entanto, é preciso ficar atento aos valores das parcelas mínimas que serão descontadas diretamente no seu contracheque ou benefício. Por essa razão, é importante saber como cancelar desconto de cartão consignado caso a conta fique pesada para você.

Por oferecer taxas mais baixas, o cartão de crédito consignado dá uma garantia à instituição financeira: justamente o desconto do valor mínimo da fatura em folha. Por conta disso, elaboramos esse material para que você possa se guiar e, assim, não ter problemas com o seu cartão consignado.

Leia também: Como funciona o cartão de crédito consignado? Tudo o que você precisa saber!

O que significa desconto do cartão consignado?

O cartão de crédito consignado, voltado para aposentados, pensionistas e servidores públicos, tem o uso bastante similar aos cartões convencionais. Ou seja, dá para fazer saques, compras ou pagamento de serviços. A grande diferença são os benefícios, principalmente, as taxas de juros muito mais baixas. Aqui você pode ver os detalhes sobre o cartão consignado.

Mas, para isso, há um preço: o desconto do cartão consignado. Como falamos na abertura do texto, o desconto do cartão consignado faz parte do funcionamento desse serviço. Ao chegar sua fatura, o valor mínimo será descontado automaticamente do seu contracheque, obedecendo à Reserva de Margem Consignável.

O restante do valor da fatura pode ser paga via boleto, no app da instituição financeira ou pela internet.

O que é a Reserva de Margem Consignável?

Para entender melhor sobre o desconto do cartão consignado, é preciso conhecer o significado do RMC. O RMC (Reserva de Margem Consignável) é a margem do valor do seu contracheque ou benefício que será utilizada pela instituição financeira para o desconto do cartão consignado. Ou seja, o desconto do valor mínimo da fatura. Essa margem geralmente é de 5%.

No entanto, um erro recorrente é o usuário não pagar o valor restante da fatura total. Com isso, o valor devido é acrescentado na fatura do mês seguinte, com juros, multas e outros impostos. Assim, cria-se o efeito “bola de neve”, com uma dívida que pode ficar difícil de pagar.

Dessa forma, há quem não consiga se adaptar a esse modelo de cartão e deseje cancelá-lo. Vamos mostrar como você pode fazer isso.

A diferença entre RMC e limite consignável

Para você ficar por dentro, há uma diferença entre RMC e limite consignável. O limite consignável nada mais é do que a porcentagem da sua renda que pode ser comprometida em consignado. Até 2021, essa margem, definida por lei, era de 35% – sendo 30% para empréstimos consignados e 5 para o cartão de crédito consignado.

A lei nº 14.131/21 autorizou o aumento da margem consignável para 40% para servidores públicos, militares das forças armadas, aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, ela se mantém em 5% para o cartão consignado, já que o que realmente aumentou foi a margem para o empréstimo consignado, que passou de 30% para 35%.

Então, como cancelar o desconto de cartão consignado?

Vale ressaltar que uma das maiores vantagens do cartão consignado é o valor das taxas de juros, que costumam ser mais baixas devido à segurança que a instituição consegue ter – a chance de não receber, diante do desconto em folha, é baixíssima. É, portanto, uma ótima opção para quem precisa de crédito, mas não está disposto a pagar excessos pelos juros.

Se mesmo assim você quiser cancelar o desconto de cartão consignado, ou a RMC, compareça à sua instituição financeira e solicite o cancelamento. 

Entretanto, para que o cancelamento possa ser efetuado, você deve:

  • Quitar suas dívidas do cartão;
  • Não contrair nenhuma outra dívida de parcelamento;
  • Não fazer nenhum saque em dinheiro por meio do cartão.

Atendendo a esses critérios, o cancelamento é feito pela própria credora do empréstimo. Mas, atenção: o cancelamento é definitivo, porque a margem consignável de 5% (RMC) é de uso exclusivo para cartões e só pode ser usada uma única vez. Ou seja, cada pessoa só pode ter um cartão de crédito consignado com desconto em folha. Por essa razão, é preciso pensar bem antes de cancelar o benefício.

Bloquear o uso é alternativa

Para não perder os benefícios do seu cartão de crédito consignado, uma das saídas, ao invés de pedir o cancelamento, é bloquear o seu uso. Assim você não perde o limite de crédito pré-aprovado e pode utilizar o cartão novamente, ao desbloquear, sem ter que pedir nova aprovação de crédito. Para isso, não é necessário informar a instituição financeira.

Basta não usar mais o cartão para compras parceladas ou saques em dinheiro, para reservar o limite de crédito.

Como cancelar desconto em folha de pagamento?

Já em relação ao empréstimo consignado, de acordo com o site do Governo, este é um dos descontos que não podem ser cancelados, portanto, esteja atento a isso na hora de realizar o seu.

Se as taxas de juros da sua instituição estão muito caras, um bom caminho é optar pela portabilidade. Caso seu empréstimo não possa mais ser cancelado, busque outra alternativa e transfira a dívida, trocando-a por uma “mais barata”. 

Isso pode ser feito aqui, na NSC, com excelentes taxas para proteger o seu bolso e possibilitar que você aproveite ao máximo o crédito adquirido, sem juros abusivos ou insatisfações. Entre em contato para saber como fazer a portabilidade ou como solicitar o cartão consignado conosco!

Se quiser permanecer atualizado sobre as últimas notícias relacionadas às finanças, continue em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.