--> ?> Como sacar o saque-aniversário? Veja formas de obter o dinheiro
Home » Como sacar o saque-aniversário? Veja formas de obter o dinheiro

Como sacar o saque-aniversário? Veja formas de obter o dinheiro

como sacar o saque aniversario

Você sabe como sacar o saque-aniversário? Essa modalidade de retirada de parte dos recursos de contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está em alta. Isso porque possibilita contar com um dinheiro extra todos os anos para pagar dívidas ou adquirir um bem de muita necessidade. No entanto, uma dúvida bastante comum é como solicitar o saque-aniversário para receber o recurso.

Mas não tem nenhum segredo! Você vai precisar seguir alguns passos simples, tudo online, para autorizar o procedimento e resgatar o recurso do saque-aniversário. Inclusive, é possível fazer o adiantamento do saque-aniversário, ou seja, poder contar com esse dinheiro quando você quiser. Para isso, você pode contar com a ajuda da plataforma Na Sua Conta.

Quer saber como fazer o saque-aniversário? E o adiantamento do saque-aniversário? Vamos explicar aqui em detalhes.

Leia também: Como antecipar o saque-aniversário? Entenda aqui o passo a passo

Antes, entenda o que é saque-aniversário

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) surgiu para criar proteção ao trabalhador. É direito de todas as pessoas que possuem carteira assinada, no regime da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho. Em outras palavras, em caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador pode resgatar todo o saldo da conta vinculada ao FGTS, inclusive, com multa de 40%.

Lembrando que o saldo das contas ativas e inativas do fundo, na Caixa Econômica Federal, são compostos por depósitos mensais por parte dos empregadores durante a vigência de um contrato de trabalho.

Bom, além da demissão sem justa causa, existem outras maneiras de sacar o FGTS, como no caso de doenças graves ou de catástrofes naturais. No entanto, um jeito muito vantajoso de conseguir é o saque-aniversário. Por meio desta modalidade, é possível retirar uma parte do saldo das contas ativas ou inativas do FGTS todos os anos, a partir de solicitação feita no mês do aniversário do trabalhador.

Então, todos que possuem saldo em contas ativas ou inativas do FGTS podem aderir ao saque-aniversário. Importante: para que a adesão seja efetuada a tempo de fazer o saque-aniversário, o cadastro deve ser realizado até o último dia do mês de aniversário do trabalhador. 

Leia também: Saque-aniversário e saque-rescisão: conheça 5 diferenças dos saques do FGTS

Como solicitar o saque-aniversário

Há duas maneiras mais simples de fazer a adesão à modalidade do saque-aniversário, que possibilita o saque dos recursos.

App do FGTS

O trabalhador pode realizar a adesão ao saque aniversário do FGTS pelo aplicativo. Confira o passo a passo:

  • Acesse o app no celular (é possível baixá-lo tanto em plataformas Android quanto iOS);
  • Clicar em “Meu FGTS”;
  • Optar pela modalidade “Saque-aniversário”;
  • Ler os termos e as condições;
  • Caso concorde com a mudança, selecionar “Aderir ao Saque-Aniversário”.

Site do FGTS

Para este procedimento pelo site do FGTS, somente serão aceitos trabalhadores que tenham o certificado digital (e-CPF). Veja o passo a passo:

  • Acessar o site do FGTS e selecionar a opção Saque-aniversário;
  • Em seguida, clicar na janela “Acessar com certificado digital” e preencher os dados solicitados;
  • Por fim, basta seguir os procedimentos na tela para concluir a solicitação.

Outras maneiras de aderir

Além do app e do site do FGTS, as formas mais indicadas e facilitadas para aderir ao saque-aniversário, você também pode autorizar a modalidade no site da Caixa Econômica Federal, no caso de correntistas. Ou, ainda, ir presencialmente a uma agência da Caixa.

Quando é possível retirar o saque-aniversário?

Após o cadastramento, o trabalhador poderá retirar o dinheiro liberado a partir do primeiro dia útil do mês de seu nascimento, até dois meses depois. Caso não seja sacado, esse valor continua na conta do FGTS do trabalhador.

Também é possível programar para que seja feita uma transferência do dinheiro para qualquer conta do trabalhador. Basta informar essa opção ao aderir ao saque-aniversário. Você encontra o calendário do saque-aniversário aqui no nosso blog.

Qual o valor liberado no saque-aniversário?

O valor do saque-aniversário vai depender do saldo da conta do FGTS. Ele é determinado a partir do cálculo de um percentual aplicado em cima do saldo do fundo, mais uma parcela adicional. A tabela de percentuais por saldo e o cálculo da parcela adicional está disponível para consulta aqui no nosso blog.

Depois de solicitado, o recurso do saque-aniversário do FGTS pode ser retirado em caixa eletrônico, lotéricas, direto na agência da Caixa ou ainda por um saque digital.

Sacar o saque-aniversário de forma antecipada

Como você pode ver, o recurso liberado na modalidade saque-aniversário fica disponível entre o primeiro dia do mês de aniversário do trabalhador, até dois meses depois. No entanto, se você não pode esperar, uma ótima opção é fazer a antecipação do saque-aniversário. A antecipação é uma espécie de empréstimo, contratada em instituições financeiras, mas que não acarreta em parcelas para pagar e tem taxas de juros mais baixas.

Na plataforma Na Sua Conta você pode fazer a simulação e a contratação da antecipação do saque-aniversário. Vale a pena conferir e poder contar com o dinheiro na hora que você mais precisa.

Gostou de saber como sacar o saque-aniversário? Fique por dentro de mais informações como esta aqui no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.