--> ?> Consignado significado: conheça esse tipo de empréstimo
Home » Qual o significado de consignado? Saiba tudo sobre esse empréstimo

Qual o significado de consignado? Saiba tudo sobre esse empréstimo

consignado significado

O empréstimo consignado é uma excelente alternativa para quem precisa de um dinheiro rápido, pagando menos juros. Por isso, é importante descobrir o significado de consignado e porque esse tipo de empréstimo é tão vantajoso e muito procurado.

Para adiantar, o empréstimo consignado é aquele dinheiro em forma de crédito que você solicita a uma instituição financeira, onde as parcelas do pagamento são descontadas diretamente em seu salário, ou folha de pagamento do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), caso seja um aposentado ou pensionista.

Ficou interessado em saber mais sobre o significado do empréstimo consignado? Então continue a leitura que o blog Na Sua Conta te explica todos os detalhes.

Leia também: Como fazer refinanciamento do consignado e quanto tempo demora?

Qual é o significado da palavra consignado?

No dicionário, a palavra consignado tem como significado determinar um valor já direcionado para o pagamento de alguma despesa ou dívida. Também é quando alguém deposita um valor como caução em uma negociação. Sendo assim, fica ainda mais claro entender o nome empréstimo consignado.

De um lado, a instituição financeira oferece o dinheiro a quem tem interesse e atende os critérios estabelecidos. Do outro, o débito da parcela do valor solicitado direto na conta é uma garantia que o banco não sairá no prejuízo e receberá o dinheiro de volta, conforme o estipulado em contrato.

Inclusive, por conta dessa garantia de pagamento, o empréstimo consignado é um dos mais procurados e que possui uma das menores taxas do mercado financeiro, por causa também do baixo risco de inadimplência.

Como surgiu o empréstimo consignado?

Então agora que você sabe o que significa empréstimo consignado, saiba que ele surgiu em 2003, como uma Medida Provisória que visava diminuir a contração de dívidas por parte de trabalhadores, beneficiários da Previdência Social e servidores públicos.

Pouco tempo depois, a Medida Provisória acabou originando a lei 10.820/2.003, também conhecida como Lei do Empréstimo Consignado.

Desde então, os empréstimos consignados têm passado por diversas melhorias e alterações, tornando-se cada vez mais eficaz e mais popular. Atualmente, é bastante conhecido por sua praticidade e economia.

Quem pode solicitar esse empréstimo?

Para ter direito a solicitar o empréstimo consignado, é necessário, primeiramente, que a pessoa tenha uma renda estável.

Sendo assim, essa modalidade de crédito é indicada aos aposentados e pensionistas do INSS, além dos servidores públicos em nível municipal, estadual ou federal e militares das Forças Armadas. Também podem solicitar o empréstimo consignado trabalhadores do setor privado em regime CLT.

Vale ressaltar que esses profissionais costumam apresentar estabilidade em seus empregos, ou ainda quanto aos benefícios, principalmente no caso dos aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Vantagens do empréstimo consignado

Agora que você sabe o significado de crédito consignado e quem pode pedir, chegou a hora de descobrir também as vantagens dessa modalidade de empréstimo.

  • Pagamento em até 84 vezes para aposentados e pensionistas;
  • Pagamento em até 96 vezes para servidores públicos;
  • Juros e parcelas pré-fixadas, descontadas na folha de pagamento;
  • Débito automático para o pagamento do empréstimo, o que evita o risco de esquecer a data e gerar juros;
  • Negativados também podem solicitar esse tipo de empréstimo;
  • É possível refinanciar o empréstimo consignado, caso tenha algum imprevisto financeiro.

Qual é a taxa de juros do empréstimo consignado?

As taxas de juros do empréstimo consignado são determinadas pelo Banco Central do Brasil.

Sendo assim, elas variam conforme diversos motivos, como inflação e a atual situação econômica do país. Nos últimos meses essa taxa foi de 1,80% ao mês para INSS e de 2,05 ao mês para servidores públicos.

Isso confirma que é uma das menores taxas do mercado, uma vez que no comparativo, o empréstimo pessoal sem ser consignado está em média na casa dos 6,77% ao mês.

Leia também: O que é e como funciona a portabilidade bancária do empréstimo consignado?

Gostou de aprender sobre o significado de consignado? Então continue navegando aqui no blog Na Sua Conta para aprender mais sobre esse tema e ficar bem informado diariamente. 

Preparamos também um e-book exclusivo que fala sobre os tipos de empréstimo. Não deixe de conferir e tenha uma boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.