O crédito consignado é uma alternativa para quem quer dinheiro rápido e fácil. Se você está negativado, por exemplo, e recebe benefício do INSS ou trabalha com carteira assinada, pode solicitar o crédito consignado para o seu banco e aproveitar as taxas de juros mais competitivas do mercado e o prazo mais longo para pagar.
Ficou interessado? Então continue a leitura desse texto para entender tudo o que você precisa saber sobre o crédito consignado antes de pedir o seu.
Fique por dentro: Quem pode fazer empréstimo consignado? Saiba tudo aqui!
O que é o crédito consignado e como funciona?
O crédito consignado nada mais é do que uma forma de empréstimo oferecida pelas instituições financeiras aos seus clientes. A diferença entre este tipo de empréstimo e os demais, é que o desconto da parcela mensal é feito diretamente no salário ou benefício. Ou seja, o dinheiro que cai na sua conta no começo do mês já tem o desconto do seu empréstimo consignado.
Ele é considerado uma boa alternativa caso você esteja planejando fazer um empréstimo, já que oferece baixas taxas de juros. E você não esquece de pagar, reduzindo as chances de acumular as parcelas e gerar um problema financeiro para você.
Quem pode pedir?
O público que pode contratar o crédito consignado é mais restrito, ou seja, não é uma modalidade de crédito disponível para todo mundo. Quem pode aproveitar são as seguintes pessoas:
- Aposentados e pensionistas com benefício ativo no INSS;
- Servidores públicos: municipais, estaduais e federais;
- Trabalhadores contratados em regime CLT por empresas privadas;
- Militares brasileiros das Forças Armadas.
Se encaixa em algum desses grupos? Quer fazer um empréstimo consignado? Então entre em contato com as instituições financeiras e escolha aquela com juros mais baixos e prazos maiores para pagar.
Qual o valor máximo para crédito consignado?
O Banco Central é responsável por garantir que os bancos sigam as regras do crédito consignado. Isso ajuda a proteger os clientes e também as instituições financeiras. Por isso há valores de empréstimo que devem ser respeitados.
Por exemplo, para garantir a sua segurança financeira, as suas dívidas não devem ultrapassar 30% da sua renda mensal total. Portanto, no caso de crédito consignado, você pode pedir um empréstimo que gere um desconto mensal equivalente a 30% do seu salário.
Então, se você ganhar, todos os meses, R$ 1000, o limite para sua parcela do empréstimo é de R$300,00.
O valor para o cartão de crédito consignado é diferente. Neste caso a parcela mensal descontada pode ser de 5% da sua renda mensal. O valor mensal que fica comprometido o pagamento do cartão de crédito ou do empréstimo consignado é o que chamamos de margem consignável.
Quando vale a pena pegar?
Existem diversos cenários em que pedir um crédito consignado para o seu banco pode ser muito vantajoso. Mas lembre-se: analisar a saúde das suas finanças antes de comprometer o seu orçamento.
Veja algumas situações em que o crédito consignado vale a pena:
- Pagar dívidas com juros altos: você pode pedir um empréstimo consignado, quitar as suas dívidas com juros maiores e ficar com uma dívida com juros menores e que cabem no seu bolso;
- Ficar com o seu nome limpo: não ter nenhum débito em aberto deixa o seu cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito, o que é importante caso você queira fazer um novo cartão de crédito ou financiamento;
- Situações emergenciais: todos podemos passar por imprevistos, e às vezes para resolver uma situação precisamos de dinheiro, nesse caso o crédito consignado pode ser a melhor alternativa caso você não tenha uma reserva de emergência;
- Conseguir um dinheiro a mais: existem algumas situações em que um dinheiro extra faz falta, como por exemplo, no começo do ano, quando precisamos pagar diversos impostos, ou então a matrícula das crianças na escola. Um empréstimo consignado pode ser melhor do que se endividar no cartão de crédito;
- Abrir seu próprio negócio: o empréstimo consignado pode ser usado para o que você quiser, inclusive abrir seu próprio negócio, afinal de contas, toda boa ideia precisa de dinheiro para ser colocada em prática, certo?
Estas não são as únicas situações em que fazer um empréstimo consignado pode te ajudar. Há outros cenários em que ele pode ser a solução dos seus problemas.
Quais as vantagens e desvantagens do crédito consignado?
Assim como qualquer produto financeiro, o crédito consignado tem vantagens e desvantagens. Fique por dentro de quais são elas e tome a melhor decisão para você e sua realidade.
Vantagens:
- Valor fixo nas parcelas;
- Taxas de juros menores;
- Boa opção para quitar dívidas.
Desvantagens:
- Data fixa para pagamento das parcelas;
- Apenas algumas pessoas podem solicitar;
- Crédito só é liberado para quem tem margem consignável disponível;
- Perda de emprego: é necessário trocar a modalidade do empréstimo para crédito pessoal ou quitar a dívida.
Agora que você já sabe tudo é hora de decidir se o crédito consignado é a melhor alternativa para você.
Leia também: Averbação de empréstimo consignado: o que é e como funciona?
Fique aqui no blog para mais dicas como esta!