--> ?> Crédito consignado: saiba como funciona e as vantagens para você
Home » Crédito consignado: saiba como funciona e as vantagens para você

Crédito consignado: saiba como funciona e as vantagens para você

credito consignado

O crédito consignado é uma ótima alternativa para quem precisa de dinheiro rápido e fácil na conta, seja para pagar dívidas ou comprar algum bem. É uma modalidade de empréstimo com desconto direto na folha de pagamento ou benefício, e por essa razão as taxas de juros são mais baixas em relação a outras opções do mercado. Mas há outras vantagens que vamos apresentá-las neste texto.

Para você ter uma ideia, mesmo negativado, caso você receba benefício do INSS, é servidor público ou trabalha com carteira assinada, pode solicitar o crédito consignado em instituições financeiras de uma forma mais ágil e garantida. Isso porque os bancos têm a garantia que o dinheiro emprestado será pago.

Ficou interessado em saber o que é o empréstimo consignado? Então continue a leitura para entender tudo o que você precisa saber antes de pedir o seu. 

Fique por dentro: Quem pode fazer empréstimo consignado? Saiba tudo aqui!

O que significa empréstimo consignado?

O crédito consignado nada mais é do que uma forma de empréstimo oferecida pelas instituições financeiras aos seus clientes. A diferença entre este tipo de empréstimo e os convencionais é que o desconto da parcela mensal do pagamento do montante do valor solicitado é feito diretamente no salário ou benefício. Ou seja, o dinheiro que cai na sua conta no começo do mês já vem com o desconto do seu empréstimo consignado. 

Por essa razão, o crédito consignado é considerado uma boa alternativa caso você esteja planejando fazer um empréstimo, já que oferece baixas taxas de juros. Além disso, não há risco de esquecer de pagar, reduzindo as chances de acumular as parcelas e gerar um problema financeiro maior para você.

Quem pode solicitar?

O público que pode contratar o crédito consignado é mais restrito, ou seja, não é uma modalidade de crédito disponível para todos. Quem pode aproveitar são as seguintes pessoas: 

  • Aposentados e pensionistas com benefício ativo no INSS; 
  • Servidores públicos municipais, estaduais e federais; 
  • Trabalhadores contratados em regime CLT por empresas privadas; 
  • Militares brasileiros das Forças Armadas. 

Se encaixa em algum desses grupos? Quer fazer um empréstimo consignado? Então entre em contato com instituições financeiras, como a Na Sua Conta, e escolha aquela com juros mais baixos e prazos maiores para pagar. Na plataforma Na Sua Conta você pode fazer a simulação e a contratação do crédito consignado de forma rápida e totalmente online.

Qual o valor máximo para crédito consignado?

Quando falamos de empréstimo consignado, uma palavra bastante comum e que você precisa entender é a margem consignável. A margem nada mais é do que o valor limite que você pode comprometer da sua folha de pagamento com um empréstimo consignado.

Atualmente, esse limite é de 35% do salário, mais 5% para cartão de crédito consignado. Vamos para um exemplo: caso o seu contracheque seja de R$ 1.000, você poderá comprometer no máximo R$ 350 para pagar pelo empréstimo consignado.

Leia mais: Aumento da margem do consignado: entenda como pedir e quem pode

Quando vale a pena contratar?

Existem diversas situações em que pedir um crédito consignado o pode ser muito vantajoso. Mas lembre-se: analise a saúde das suas finanças antes de comprometer o seu orçamento. Veja algumas situações em que o crédito consignado vale a pena:  

  1. Pagar dívidas com juros altos: você pode pedir um empréstimo consignado para quitar as suas outras dívidas com juros maiores e ficar com uma dívida com juros menor e que cabe no seu bolso; 
  2. Ficar com o seu nome limpo: não ter nenhum débito em aberto deixa o seu cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito, o que é importante caso você queira fazer um novo cartão de crédito ou financiamento; 
  3. Situações emergenciais: todos podemos passar por imprevistos, e às vezes para resolver uma situação precisamos de dinheiro. Nesse caso o crédito consignado pode ser a melhor alternativa caso você não tenha uma reserva de emergência; 
  4. Conseguir um dinheiro a mais: existem algumas situações em que um dinheiro extra faz falta, como por exemplo, no começo do ano, quando precisamos pagar diversos impostos, ou então a matrícula das crianças na escola. Um empréstimo consignado pode ser melhor do que se endividar no cartão de crédito;
  5. Abrir seu próprio negócio: o empréstimo consignado pode ser usado para o que você quiser, inclusive, abrir seu próprio negócio. Afinal de contas, toda boa ideia precisa de dinheiro para ser colocada em prática, certo? 

Vantagens e desvantagens do crédito consignado 

Assim como qualquer produto financeiro, o crédito consignado tem vantagens e desvantagens. Fique por dentro de quais são elas e tome a melhor decisão. 

Vantagens

  • Valor fixo nas parcelas; 
  • Taxas de juros menores; 
  • Desconto em folha;
  • Boa opção para quitar dívidas. 

Desvantagens

  • Data fixa para pagamento das parcelas; 
  • Apenas algumas pessoas podem solicitar; 
  • Crédito só é liberado para quem tem margem consignável disponível; 
  • No caso de demissão é necessário trocar a modalidade do empréstimo para crédito pessoal ou quitar a dívida. 

Agora que você já sabe tudo é hora de decidir se o crédito consignado é a melhor alternativa para você. Conte com a plataforma Na Sua Conta para fazer uma simulação e contratar o seu.

Leia também: Averbação de empréstimo consignado: o que é e como funciona?

Fique aqui no blog para mais dicas como esta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.