Já ouviu falar sobre estar negativado? Esse termo é usado para classificar pessoas que possuem dívidas e tiveram seus nomes inscritos nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Popularmente, é conhecido também como “nome sujo”. Porém, mesmo quem está negativado precisa de empréstimos para tentar reverter a situação, pagar as dívidas ou realizar um sonho. Por essa razão que é perfeitamente possível obter empréstimo pessoal para negativado e há linhas de crédito para isso.
Afinal, obter um empréstimo com taxas de juros mais baixas, por exemplo, pode ajudar a resolver aquela dívida com a taxa de juros mais alta. Assim, a conta fica menos pesada no orçamento e é possível pagar as parcelas da dívida.
Se você deseja saber mais sobre a modalidade de empréstimo pessoal para negativado, confira abaixo todos os detalhes sobre o assunto. Boa leitura!
Leia também: Empréstimo consignado para negativado: é possível solicitar?
Como funciona o empréstimo pessoal para negativado?
Por ser um perfil de pessoa com histórico de inadimplência nos pagamentos, existem diversas soluções de créditos voltadas para quem está negativado. O empréstimo pessoal é uma delas. Essa linha de crédito funciona da seguinte maneira: você solicita o empréstimo diretamente no banco ou instituição financeira. Em seguida é feita uma avaliação e simulação da proposta. Quando as duas partes estiverem de acordo com os termos, o contratante deverá pagar as parcelas nas datas combinadas. E o dinheiro cai na conta, geralmente de forma rápida.
Certamente ao valor emprestado será acrescido de juros e do Custo Efetivo Total (CET) — taxa para cobrir despesas administrativas. Essa é uma forma de remunerar a instituição que emprestou o dinheiro. Porém, como citamos anteriormente, nesse caso é uma pessoa que tem um histórico de inadimplência. Com isso, os juros cobrados neste tipo de empréstimo podem ser bastante elevados.
Além disso, há o risco do dinheiro não ser liberado, ou apenas parte do valor solicitado pela pessoa negativada. A política de concessão do crédito é diferente em cada banco ou instituição financeira.
Outras alternativas de empréstimo para negativado
Além do crédito pessoal, há outras duas alternativas bem atrativas para conseguir crédito mesmo negativado. É o adiantamento do saque-aniversário e o empréstimo consignado. Veja abaixo como funciona.
Adiantamento do saque-aniversário
Se você é ou já foi empregado com carteira assinada, então possui uma conta ativa ou inativa no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Uma vez com essa conta, você tem direito ao saque-aniversário, que é a possibilidade de sacar parte dos recursos depositados a partir de solicitação feita no mês do seu aniversário. Mas não precisa esperar. O recurso pode ser resgatado com o adiantamento do saque aniversário do FGTS. Esta costuma ser uma possibilidade mais fácil e, em alguns casos, mais vantajosa, para que a pessoa tenha acesso à parte do valor do seu FGTS de forma antecipada.
A antecipação do saque-aniversário independe de análise de crédito. Isso porque o banco irá adiantar o dinheiro na data combinada e ser pago e receberá a quantia, acrescida de juros, quando o recurso for liberado no mês do saque-aniversário. Então, é uma boa alternativa para negativados.
Empréstimo consignado
Outra forma vantajosa do negativado para adquirir dinheiro extra é o empréstimo consignado, principalmente se a procura for por taxas de juros mais baixas. E sim, uma pessoa negativada pode conseguir um empréstimo consignado.
Caso a pessoa seja aposentada, pensionista, funcionária pública, militar ou celetista (em alguns casos), ela pode usar essa opção de crédito mesmo com alguma restrição no nome. Isso porque o empréstimo consignado não considera o histórico financeiro do contratante e nem mesmo a sua pontuação de score. Para fazer o empréstimo, a instituição financeira analisa a margem consignável que a pessoa possui.
Por lei, pela margem consignável, é possível comprometer apenas 35% do valor do contracheque ou benefício com empréstimo consignado. E outros 5% com cartão consignado. Para o credor, mesmo que esse empréstimo seja feito para uma pessoa negativada, as chances de não receber são baixas. Afinal, o valor das parcelas já é descontado automaticamente do contracheque ou benefício.
Nesse caso, ao fechar um empréstimo consignado mesmo estando negativado, há inúmeras vantagens, como, por exemplo, as taxas de juros mais baixas, parcelas fixas para pagamento, rapidez no recebimento do valor e muito mais.
Use a estratégia na hora de fazer um empréstimo para negativado
O empréstimo pode ajudar muito as pessoas, dependendo de cada situação. Porém, o mais recomendado é ser estratégico na hora dessa contratação, avaliando as melhores possibilidades e tomando uma decisão correta em relação ao valor das parcelas, principalmente, para não comprometer ainda mais o seu orçamento.
Para isso, é essencial um bom planejamento financeiro para não acabar entrando na famosa “bola de neve”, deixando a situação financeira ainda mais delicada para o negativado. Portanto, pense se o seu orçamento é de fato compatível com as parcelas que você está assumindo no empréstimo.
Na plataforma Na Sua Conta você pode fazer a simulação e contratação de empréstimos consignados de forma fácil e rápida, tudo pela internet.
Leia também: Cartão para negativado: é possível? Saiba aqui!
Por fim, se você está em busca das melhores dicas para organizar suas finanças ou oportunidades de empréstimos, confira o blog Na Sua Conta. Aqui você acompanha as principais tendências do mercado financeiro e linhas de crédito.