--> ?> HISCON Meu INSS: o que é e como consultar? - Na Sua Conta
Home » HISCON Meu INSS: o que é e como consultar?

HISCON Meu INSS: o que é e como consultar?

hiscon meu inss

O HISCON Meu INSS é seu histórico de consignações. É uma fonte de informações que permite aos bancos determinarem se você é ou não um bom pagador.

Portanto, ter um HISCON positivo ajuda na hora de pedir um novo empréstimo consignado. 

Quer entender melhor como funciona? Continue lendo este texto até o final e entenda a importância de sempre ter suas contas em dia. 

Saiba mais: Empréstimo consignado INSS: entenda o que é e como funciona

Como funciona o HISCON Meu INSS? 

O Histórico de Consignações, ou HISCON é um documento muito importante para aposentados e pensionistas do INSS que desejam contratar dois ou mais empréstimos consignados ao mesmo tempo. 

Com este histórico, pode-se ter todas as informações sobre empréstimos consignados feitos anteriormente com o benefício pago pelo INSS. Ou seja, o documento HISCON é uma espécie de extrato que permite ao  banco ter garantias sobre: 

  • Data do empréstimo consignado e dos demais que foram contratados nos últimos 5 anos; 
  • Valor de cada uma das parcelas; 
  • Prazo para quitação do empréstimo; 
  • Valor total do empréstimo; 
  • Margem consignável que está disponível ao cliente;
  • Data de desconto da primeira e última parcela; 
  • Situação atual do contrato de empréstimo, assim como tipo de contrato; 
  • Número de identificação do contrato;
  • Nome da instituição financeira onde foi feita a liberação do crédito.

Como gerar o HISCON Meu INSS? 

O HISCON pode ser gerado, por qualquer aposentado ou pensionista do INSS em qualquer ponto de atendimento do INSS. Ou seja, você só precisa ir até a agência mais perto da sua casa e pedir para um atendente fornecer o documento para você. 

Se você quer evitar filas na hora de obter o documento, pode agendar um horário. Basta ligar para a central de atendimento (número 135) e fazer a sua solicitação. Lembre-se de levar seus documentos pessoais de identificação ao ir até a agência. 

Mas existe um jeito ainda  mais fácil e prático de obter o seu HISCON. E sem precisar sair de casa. Para isso, siga as orientações a seguir: 

  • Entre na plataforma MEU INSS e insira seu dados pessoais solicitados; 
  • Procure pela opção “Extrato de Empréstimo Consignado”; 
  • Escolha um empréstimo e clique na opção “Imprimir”; 
  • Salve o histórico em PDF e use o documento como for necessário. 

Fique atento: se você tiver mais de um empréstimo no seu histórico, deve repetir a operação acima com cada um deles. 

Para que solicitar o HISCON? 

Este histórico é um documento que é importante para que informações sobre o controle financeiro de pensionistas e aposentados do INSS seja conhecido pelos órgãos responsáveis. Por exemplo, ele ajuda ao poder público entender o comportamento e necessidades financeiras dos pensionistas. 

Além disso, ajuda os bancos e outras instituições financeiras a entender se determinado cliente em potencial é um bom pagador ou não. Uma informação essencial na hora de aprovar ou rejeitar uma solicitação de empréstimo

Já para o cliente, o HISCON facilita na hora de identificar quanto de sua renda já está comprometida com empréstimos, e assim encontrar qual a margem consignável disponível para que novos empréstimos sejam feitos. 

Quanto tempo leva a emissão do HISCON Meu INSS? 

O MEU INSS é uma central de atendimento que foi criada com o objetivo de deixar processos mais simples e facilitar a solicitação de serviços pelos aposentados e pensionistas do INSS. Ela é 100% online, portanto é um portal interativo e que pode ser usado de qualquer tipo de dispositivo móvel, desde que tenha conexão com a internet. 

Na plataforma você pode agendar perícias ou fazer a solicitação de documentos para a aprovação de um novo empréstimo consignado. Como é um ambiente online, você não precisa esperar minutos, horas ou dias para a emissão do seu HISCON. Em alguns segundos a informação já está na tela do seu computador e você só precisa salvar. 

HISCON x HISCRE: quais as diferenças? 

Além do HISCON, há outra sigla que você precisa conhecer: HISCRE. Ela representa o Histórico de Crédito, ou então, o extrato de pagamento de benefício. Ele é um documento que pode ser utilizado como um comprovante de renda para quem é beneficiário do INSS. 

O HISCRE apresenta informações detalhadas sobre os valores recebidos pelos pensionistas ou aposentados do INSS e pode ser utilizado para: 

  • Comprovar a renda, conforme já mencionamos; 
  • Averiguar o tempo de vigência do benefício; 
  • Verificar se há benefícios ativos e quais são. 

O HISCRE também pode ser consultado sem dificuldades no espaço virtual do MEU INSS e, assim como o HISCON é uma ferramenta importante para analisar o perfil da população de aposentados no Brasil. 

Agora que você já sabe a importância do HISCON é hora de solicitar mais um empréstimo consignado e aproveitar para colocar suas contas em ordem.

Fique por dentro: Como sacar o dinheiro da conta inativa FGTS? Entenda aqui

Para mais novidades do mercado financeiro continue lendo o nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.