--> ?> Conheça as modalidades de empréstimo com juros mais baixos
Home » Quais modalidades de empréstimo têm juros baixos? Conheça as opções

Quais modalidades de empréstimo têm juros baixos? Conheça as opções

juros baixos

Contratar um empréstimo com juros baixos parece ser uma missão impossível? Na verdade, não é. Porém, para contratar um empréstimo com juros mais baixos e boas condições de pagamento você precisa conhecer bem as oportunidades que estão disponíveis no mercado e escolher aquela que cabe no seu bolso. A boa notícia: é perfeitamente possível contratar um empréstimo acessível e que pode ajudar você naquele momento difícil de pagar as dívidas, ou a realizar um sonho.

Na verdade, a escolha da modalidade de empréstimo é o primeiro passo para a contratação. Há algumas etapas importantes, também, como a simulação do empréstimo.

Então, para te ajudar nesse processo de escolha, separamos os empréstimos com juros baixos e que são mais vantajosos. Quer ficar por dentro de quais são eles? Fica com a gente até o final deste texto! 

Saiba mais: Como simular empréstimo consignado? Saiba aqui

Quando vale a pena fazer um empréstimo? 

A resposta para essa pergunta depende muito da sua realidade financeira e do seu objetivo. Antes de tomar a decisão final sobre um empréstimo, é essencial que você avalie o seu orçamento mensal com atenção. Você precisa ter certeza que conseguirá pagar todas as parcelas na data certa, caso contrário, o seu CPF pode ficar negativado nos cadastros de análise de crédito como SPC e Serasa. 

Para você ter uma ideia, especialistas no mercado financeiro recomendam que você comprometa no máximo ⅓ da sua renda com o pagamento de parcelas do empréstimo. Valores acima disso podem dificultar o pagamento e a dívida aumentar como uma bola de neve. Portanto, vale a pena fazer um empréstimo quando você tem certeza que tem condições para pagar.

Algumas situações comuns em que um empréstimo pode ser uma boa solução:

  • Fazer uma viagem para o exterior; 
  • Reformar a sua casa; 
  • Comprar um carro; 
  • Investir em imóveis; 
  • Abrir um negócio próprio. 

Importante: entenda o que são juros 

Quem decidiu por contratar um empréstimo precisa entender o que são juros e como funcionam. Na prática, os juros são uma forma de remunerar a instituição bancária que ofereceu o empréstimo. Para ficar mais fácil de entender, considere que o empréstimo é um serviço que você está contratando, e portanto precisa pagar por ele.

Por exemplo, imagine que você fez um empréstimo de R$ 10.000 e que o valor será devolvido ao banco em 12 meses. Ao final do período, você pagará no total R$ 11.600. A diferença para o valor que caiu na sua conta são os juros, que nesse caso, é de 16%.

É por isso que juros baixos são mais vantajosos para os clientes, pois isso impacta no custo do empréstimo. A taxa de juros também é cobrada quando você atrasa o pagamento da sua fatura do cartão de crédito, por exemplo. 

Empréstimos com juros baixos: veja as melhores opções 

Se você cuida bem do seu dinheiro, na hora de contratar um empréstimo deve priorizar aqueles que têm juros mais baixos, como falamos anteriormente. Assim, a sua dívida com o banco será menor e sobra mais dinheiro no seu bolso. Empréstimos que têm uma garantia de pagamento maior costumam ter juros mais baixos. Conheça a seguir algumas opções:

Empréstimos com garantia 

Dar ao banco uma garantia de pagamento pode resultar em empréstimos com juros mais baixos, e até na aprovação do empréstimo. Isso porque o banco se preocupará menos com a verificação do seu histórico de crédito na hora de liberar o dinheiro. Há dois tipos de empréstimo com garantia: 

  • Veículo como garantia; 
  • Casa como garantia; 

Porém, fique atento: se atrasar parcelas e não pagar ao banco você pode perder o seu veículo ou imóvel usados na garantia. 

Empréstimo consignado 

No empréstimo consignado você também pode aproveitar juros baixos mais baixos em relação às linhas convencionais. No consignado, o banco tem a garantia do pagamento, porém, de um jeito diferente. Neste tipo de empréstimo você não usa um imóvel ou veículo como garantia. A garantia é o seu próprio salário. 

Você faz o empréstimo consignado, recebe o dinheiro na sua conta e paga parcelas mensais fixas com juros baixos. A garantia do pagamento existe porque o banco desconta diretamente da sua folha de pagamento a parcela que você deve. O empréstimo consignado pode ser contratado por servidores públicos, militares, aposentados e pensionistas, além de celetistas via convênio.

Empréstimo saque-aniversário 

Você tem saldo em suas contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)? O FGTS é uma uma espécie de “poupança obrigatória” a que todo trabalhador brasileiro em regime CLT tem direito. Todos os meses o empregador deposita 8% do valor do salário pago ao funcionário em uma conta especial na Caixa Econômica Federal. Este dinheiro pode ser sacado na sua totalidade em caso de demissão, entre outros casos específicos, como doença grave, por exemplo.

Mas há outra alternativa de saque que ficou popular: o saque-aniversário. A adesão a este tipo de saque garante que todos os anos, no mês do seu aniversário, você receberá uma parte do seu saldo do FGTS. Mas esperar até o mês do seu aniversário pode não atender às suas necessidades financeiras. Por isso foi criado o empréstimo de antecipação do saque-aniversário

As taxas de juro são baixas, já que o banco tem a garantia do pagamento e você recebe o valor antes. Quando a Caixa libera o benefício na sua conta corrente, o banco fica com o dinheiro. Além dos juros baixos, você não compromete a sua renda mensal para pagar o empréstimo. 

Leia também: Quando será liberado o saque aniversário FGTS?

Quer saber mais sobre todas as modalidades de empréstimo? Baixe agora o nosso e-book e fique por dentro sempre do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.