Quando vão em busca de crédito, é normal que as pessoas tenham um pouco de pressa para resolver a situação. Com o crédito consignado não é diferente. Afinal, por ter as melhores taxas do mercado, a consignação tem muita procura e, consequentemente, muitos clientes. Então, uma dúvida que sempre surge é quanto tempo demora a averbação de um empréstimo consignado.
Se você quer saber o que é averbação e quanto tempo demora para ela acontecer, continue lendo este artigo.
Leia também: Simulação de empréstimo: como saber se as parcelas cabem no seu bolso
O que é a averbação do empréstimo consignado?
Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o empréstimo consignado para, então, falar da averbação. Afinal, a averbação é uma das etapas da contratação do empréstimo.
O empréstimo consignado
O empréstimo consignado é apenas uma entre diversas modalidades de crédito que existem no mercado. Como todo tipo de crédito, ele tem algumas características peculiares que outras modalidades não têm. As duas principais são a forma como acontece o pagamento e as condições vantajosas.
As principais condições são: taxas baixas, prazos longos, possibilidade de renegociar e agilidade. Estas estão diretamente atreladas à forma de pagamento das parcelas.
No empréstimo consignado, as parcelas são descontadas automaticamente da folha de pagamento todos os meses. Dessa forma, as instituições financeiras conseguem ter a segurança de que os pagamentos estão garantidos, fazendo com que esse crédito se torne mais acessível para os clientes.
Para fazer empréstimo consignado, é necessário fazer parte dos seguintes grupos:
- Servidores públicos federais (SIAPE);
- Servidores públicos estaduais e municipais;
- Trabalhadores do setor privado em regime CLT;
- Aposentados do INSS;
- Militares das forças armadas;
- Pensionistas da Previdência Social.
O que é a averbação
Depois de entender que os pagamentos do empréstimo consignado acontecem de forma automática, fica mais fácil compreender a averbação.
A averbação é uma das etapas mais importantes do processo de contratar um empréstimo consignado. É na averbação que o órgão que faz o pagamento do cliente fornece a autorização para que a instituição financeira faça descontos diretamente em folha todos os meses.
Ou seja, sem a averbação, a instituição financeira não pode tomar parte da renda mensal do cliente e o pagamento das parcelas de forma garantida e automática não acontece.
Como é feita a averbação do empréstimo consignado INSS?
Para que a averbação possa acontecer, é preciso que a instituição financeira tenha um convênio com o órgão pagador. Em outras palavras, é necessário que exista um vínculo entre o banco que vai fornecer o empréstimo e a empresa que paga o seu salário.
Além disso, a averbação também ajuda a confirmar que o cliente é realmente alguém que recebe pagamentos do órgão. Depois da confirmação, também é feita uma análise para que a liberação dessa reserva referente ao empréstimo possa finalmente acontecer.
Essa análise inclui, entre outras coisas, a validação da margem consignável. Afinal, é preciso garantir que o cliente tenha condições de ter a sua renda mensal descontada dentro do limite estabelecido por lei. No caso do empréstimo consignado, a lei determina que o desconto máximo é de 35% da renda líquida do cliente.
Quando o vínculo entre órgão pagador e instituição financeira já está estabelecido e existe margem consignável, o resto é simples. O processo de averbação do empréstimo consignado pode ser feito através da internet.
Antes do seu pedido de empréstimo ser liberado, o banco envia um contrato para que seja avaliado pelo órgão ou instituição responsável pelo pagamento do salário. Assim que for aprovado, o contrato volta para o banco.
Todo o processo parece ser burocrático. Mas na verdade não é, já que é feito 100% online. A instituição que recebe o contrato para validação varia de acordo com o perfil da pessoa que faz o pedido do empréstimo.
No caso de aposentados e pensionistas, a validação é feita via Dataprev. Enquanto que para os servidores públicos é feita pelo SIAPE ou SIGEPE. Já para os servidores estaduais ou municipais, a averbação do consignado depende do departamento de recursos humanos do empregador.
Quanto tempo demora a averbação do empréstimo consignado?
A averbação é um requisito para o empréstimo consignado. Ou seja, sem ela, o empréstimo não acontece. Então, apesar de não ser responsabilidade do cliente resolver a averbação, é possível ajudar na celeridade do procedimento.
Para isso, tenha certeza absoluta de que você passou todas as informações necessárias para a instituição financeira. Além disso, verifique se os dados estão corretos e atualizados. Assim, diminui a chance de a instituição financeira solicitar alguma informação adicional e atrasar o processo.
Frequentemente, se todos os dados estiverem certos, a averbação deve ser concluída em até 2 dias úteis.
Mas atenção: esse é o prazo para contratos de empréstimo consignado que sejam novos. Para quem pensa em fazer algum outro procedimento como portabilidade ou refinanciamento, o prazo de averbação pode chegar a 15 dias.
Como saber que a averbação do empréstimo consignado foi feita?
Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta é o mesmo da averbação: é preciso esperar a liberação, que geralmente não passa de 5 dias úteis. Depois do prazo, caso o dinheiro não esteja na conta, o cliente pode entrar em contato com a instituição financeira.
Em caso de problemas, geralmente é a própria instituição financeira que entra em contato com o cliente. Afinal, ela também é uma parte interessada na realização do contrato.
Seja qual for o problema, o cliente será informado especificamente do que precisa ser resolvido. Assim, é possível corrigir e tentar novamente.
É possível agilizar a averbação do empréstimo consignado?
Como dito anteriormente, a averbação é um procedimento realizado pelo órgão que faz o pagamento para o cliente. Além de fazer a averbação, o órgão também precisa ter convênio com a instituição financeira. Ou seja, nada disso pode ser agilizado pelo cliente.
Por outro lado, o cliente pode manter seus dados atualizados e conferir se todos os documentos e informações estão corretas nas duas pontas da averbação: com o órgão pagador e com a instituição financeira que emprestará o dinheiro.
Além disso, o cliente também pode conferir a sua margem consignável e confirmar que realmente pode tomar um empréstimo no valor desejado e não ter o contrato bloqueado.
O que é a desaverbação de empréstimo consignado?
Esta é mais uma etapa do processo. A averbação é utilizada para comprometer a margem consignável, enquanto que o processo de desaverbação libera a margem novamente. Portanto, o processo de desaverbação acontece quando o empréstimo é finalizado e as parcelas já não são mais descontadas da folha de pagamento.
A desaverbação depende de que todas as parcelas tenham sido pagas. Ou seja, apenas quando há quitação da dívida é que um novo empréstimo pode ser solicitado.
Leia também: Qual o significado de consignado? Saiba tudo sobre esse tipo de empréstimo
Esperamos que você tenha entendido quanto tempo demora a averbação de empréstimo consignado. Se você conhece alguém que esteja pensando em fazer um empréstimo, compartilhe este artigo!
E continue aqui no nosso blog para mais dicas como essa.