--> ?> Saiba se as parcelas do empréstimo consignado cabem no bolso
Home » Simulação de empréstimo: como saber se as parcelas cabem no bolso

Simulação de empréstimo: como saber se as parcelas cabem no bolso

simulação de empréstimo

Você já decidiu: precisa de um empréstimo para quitar dívidas ou realizar o sonho de comprar um carro ou casa. Nessa hora, uma das etapas mais importantes antes de ver o dinheiro na conta é a simulação de empréstimo. A partir dela, você poderá tomar a melhor decisão. Isso porque solicitar crédito implica fatores como taxa de juros, prazo de pagamento, valores de parcelas. Com a simulação de empréstimo, você pode verificar de forma antecipada tudo isso, para evitar surpresas.

Afinal de contas, planejar as suas finanças é o vai te salvar de ficar no vermelho e ter seu nome negativado caso contrate um empréstimo e não tenha como pagar.

Preparamos esse texto para explicar como funcionam os simuladores, principalmente para empréstimos consignados, que têm a taxa mais baixa, e qual a importância de cumprir essa etapa. Confira!

Leia mais: Como simular empréstimo consignado? Saiba aqui

Como funciona o simulador de empréstimo

A maioria das instituições financeiras que oferecem linhas de crédito para o consumidor dispõem de simuladores para facilitar a visualização dos termos da contratação por parte do consumidor. Em outras palavras, por meio do simulador, você consegue estipular o valor das parcelas, verificar o impacto das taxas de juros, estender ou encurtar o prazo de pagamento, entre outros indicadores.

Dessa forma, você terá a previsão exata dos termos do seu empréstimo, para não ser pego de surpresa. Será possível, por exemplo, verificar se a parcela mensal de pagamento do empréstimo realmente cabe no seu bolso. Por essa razão o simulador de empréstimo é tão importante.

Atualmente, é comum encontrar simuladores online, a partir da própria plataforma do banco ou instituição financeira. Você pode fazer a simulação pelo celular, sem complicação alguma. É fácil de usar. Você só precisa seguir o passo a passo: 

  • Defina o valor do empréstimo e insira a informação no simulador; 
  • Informe o número de parcelas que você quer; 
  • Insira o valor da taxa de juros do tipo de empréstimo consignado;
  • Confirme a simulação;
  • Veja o resultado na tela do seu celular.  

Faça a simulação e conheça os tipos de empréstimos

Na hora de fazer um empréstimo, além de realizar a simulação, você precisa conhecer as modalidades existentes e escolher aquela que cabe no seu bolso. Por isso, antes de tomar a sua decisão, descubra quais são as condições de pagamento e as taxas de juros de cada tipo de empréstimo:

  • Crédito pessoal: a aprovação é fácil e rápida. Você solicita pelo aplicativo do seu banco e em poucas horas o dinheiro cai na sua conta. Com o crédito pessoal você tem a liberdade de usar o dinheiro como quiser; 
  • Crédito habitacional: modalidade de crédito para quem está planejando comprar ou reformar um imóvel. Fique atento na hora de pedir: apresente todos os documentos solicitados. A vantagem do crédito habitacional é que você pode pagar a dívida com o saldo do FGTS
  • Antecipação do saque-aniversário: você recebe o saque-aniversário do seu FGTS antes do mês do seu aniversário. E na hora de pagar, este tipo de empréstimo não compromete a sua renda mensal. 

Existe um tipo de empréstimo que é ainda mais vantajoso pelas condições de pagamento e taxas de juros baixas, e que vale a pena fazer uma simulação. É o empréstimo consignado. Quer entender como funciona? A gente te explica a seguir. 

Empréstimo consignado: vale a pena simular!

O empréstimo consignado é uma das modalidades que mais vale a pena. As taxas de juros estão entre as mais baixas do mercado financeiro e você tem mais tempo para pagar a sua dívida. Este tipo de empréstimo tem aprovação rápida e com pouca burocracia. Como os bancos têm garantia do pagamento, mesmo quem está negativado pode pedir. Por essa razão, procure fazer a simulação dentro dessa modalidade de empréstimo, caso você seja servidor público, aposentado, pensionista, militar ou celetista.

No empréstimo consignado, você solicita o empréstimo, recebe o dinheiro na sua conta e todo mês a parcela é descontada automaticamente do seu contracheque ou benefício. Ou seja, antes mesmo do dinheiro cair na sua conta, o banco já recolhe o valor da parcela. A vantagem é que assim você não se preocupa com a data da fatura. 

Neste tipo de modalidade, um termo importante é a margem consignável. Ela é o limite da sua renda mensal que pode ser comprometida para o pagamento do empréstimo. A margem total é de 40%, sendo que 35% são para empréstimo consignado e 5% para cartão consignado. 

Leia também: O que é cartão consignado: tudo o que você precisa saber

Como solicitar empréstimo consignado?

O primeiro passo para fazer o seu empréstimo consignado é decidir em qual banco você vai pedir. Pesquise atentamente sobre as taxas de juros e tempo limite para quitação do valor. Assim que escolher o banco você deve fazer o seguinte: 

  1. Entrar em contato com o banco e solicitar o empréstimo; 
  2. Fazer a simulação do empréstimo consigo para ver se as parcelas cabem no seu orçamento;
  3. Enviar os documentos solicitados; 
  4. Aguardar a aprovação; 
  5. Receber o dinheiro na sua conta; 
  6. Planejar o orçamento mensal considerando o pagamento das parcelas; 
  7. Acompanhar a cobrança automática das parcelas até que o empréstimo seja quitado. 

Simulação de empréstimo: entendeu as vantagens? 

Fazer a simulação de empréstimo é fundamental antes de contratar qualquer tipo de crédito. Se você decidiu por um empréstimo consignado, confira os benefícios:

  • Juros e taxas mais baixas do mercado financeiro; 
  • Fácil de contratar: o dinheiro cai rápido na sua conta; 
  • Sem burocracia: o processo é simples; 
  • Mais tempo para pagar do que os outros tipos de empréstimos. 

Na plataforma do Na Sua Conta você pode fazer a contratação de empréstimos consignados e fazer a simulação de forma fácil e rápida. Vale a pena conferir.

Leia também: O que é e como funciona a portabilidade bancária do empréstimo consignado?

Quer saber tudo sobre empréstimo? Aqui no nosso blog você fica sabendo de todas as vantagens dessa modalidade.

2 comentários em “Simulação de empréstimo: como saber se as parcelas cabem no bolso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.