Você já decidiu: precisa de um empréstimo para quitar dívidas ou realizar o sonho de comprar um carro ou casa. Nessa hora, uma das etapas mais importantes antes de ver o dinheiro na conta é a simulação de empréstimo. A partir dela, você poderá tomar a melhor decisão. Isso porque solicitar crédito implica fatores como taxa de juros, prazo de pagamento, valores de parcelas. Com a simulação de empréstimo, você pode verificar de forma antecipada tudo isso, para evitar surpresas.
Afinal de contas, planejar as suas finanças é o vai te salvar de ficar no vermelho e ter seu nome negativado caso contrate um empréstimo e não tenha como pagar.
Preparamos esse texto para explicar como funcionam os simuladores, principalmente para empréstimos consignados, que têm a taxa mais baixa, e qual a importância de cumprir essa etapa. Confira!
Leia mais: Como simular empréstimo consignado? Saiba aqui
Como funciona o simulador de empréstimo
A maioria das instituições financeiras que oferecem linhas de crédito para o consumidor dispõem de simuladores para facilitar a visualização dos termos da contratação por parte do consumidor. Em outras palavras, por meio do simulador, você consegue estipular o valor das parcelas, verificar o impacto das taxas de juros, estender ou encurtar o prazo de pagamento, entre outros indicadores.
Dessa forma, você terá a previsão exata dos termos do seu empréstimo, para não ser pego de surpresa. Será possível, por exemplo, verificar se a parcela mensal de pagamento do empréstimo realmente cabe no seu bolso. Por essa razão o simulador de empréstimo é tão importante.
Atualmente, é comum encontrar simuladores online, a partir da própria plataforma do banco ou instituição financeira. Você pode fazer a simulação pelo celular, sem complicação alguma. É fácil de usar. Você só precisa seguir o passo a passo:
- Defina o valor do empréstimo e insira a informação no simulador;
- Informe o número de parcelas que você quer;
- Insira o valor da taxa de juros do tipo de empréstimo consignado;
- Confirme a simulação;
- Veja o resultado na tela do seu celular.
Faça a simulação e conheça os tipos de empréstimos
Na hora de fazer um empréstimo, além de realizar a simulação, você precisa conhecer as modalidades existentes e escolher aquela que cabe no seu bolso. Por isso, antes de tomar a sua decisão, descubra quais são as condições de pagamento e as taxas de juros de cada tipo de empréstimo:
- Crédito pessoal: a aprovação é fácil e rápida. Você solicita pelo aplicativo do seu banco e em poucas horas o dinheiro cai na sua conta. Com o crédito pessoal você tem a liberdade de usar o dinheiro como quiser;
- Crédito habitacional: modalidade de crédito para quem está planejando comprar ou reformar um imóvel. Fique atento na hora de pedir: apresente todos os documentos solicitados. A vantagem do crédito habitacional é que você pode pagar a dívida com o saldo do FGTS;
- Antecipação do saque-aniversário: você recebe o saque-aniversário do seu FGTS antes do mês do seu aniversário. E na hora de pagar, este tipo de empréstimo não compromete a sua renda mensal.
Existe um tipo de empréstimo que é ainda mais vantajoso pelas condições de pagamento e taxas de juros baixas, e que vale a pena fazer uma simulação. É o empréstimo consignado. Quer entender como funciona? A gente te explica a seguir.
Empréstimo consignado: vale a pena simular!
O empréstimo consignado é uma das modalidades que mais vale a pena. As taxas de juros estão entre as mais baixas do mercado financeiro e você tem mais tempo para pagar a sua dívida. Este tipo de empréstimo tem aprovação rápida e com pouca burocracia. Como os bancos têm garantia do pagamento, mesmo quem está negativado pode pedir. Por essa razão, procure fazer a simulação dentro dessa modalidade de empréstimo, caso você seja servidor público, aposentado, pensionista, militar ou celetista.
No empréstimo consignado, você solicita o empréstimo, recebe o dinheiro na sua conta e todo mês a parcela é descontada automaticamente do seu contracheque ou benefício. Ou seja, antes mesmo do dinheiro cair na sua conta, o banco já recolhe o valor da parcela. A vantagem é que assim você não se preocupa com a data da fatura.
Neste tipo de modalidade, um termo importante é a margem consignável. Ela é o limite da sua renda mensal que pode ser comprometida para o pagamento do empréstimo. A margem total é de 40%, sendo que 35% são para empréstimo consignado e 5% para cartão consignado.
Leia também: O que é cartão consignado: tudo o que você precisa saber
Como solicitar empréstimo consignado?
O primeiro passo para fazer o seu empréstimo consignado é decidir em qual banco você vai pedir. Pesquise atentamente sobre as taxas de juros e tempo limite para quitação do valor. Assim que escolher o banco você deve fazer o seguinte:
- Entrar em contato com o banco e solicitar o empréstimo;
- Fazer a simulação do empréstimo consigo para ver se as parcelas cabem no seu orçamento;
- Enviar os documentos solicitados;
- Aguardar a aprovação;
- Receber o dinheiro na sua conta;
- Planejar o orçamento mensal considerando o pagamento das parcelas;
- Acompanhar a cobrança automática das parcelas até que o empréstimo seja quitado.
Simulação de empréstimo: entendeu as vantagens?
Fazer a simulação de empréstimo é fundamental antes de contratar qualquer tipo de crédito. Se você decidiu por um empréstimo consignado, confira os benefícios:
- Juros e taxas mais baixas do mercado financeiro;
- Fácil de contratar: o dinheiro cai rápido na sua conta;
- Sem burocracia: o processo é simples;
- Mais tempo para pagar do que os outros tipos de empréstimos.
Na plataforma do Na Sua Conta você pode fazer a contratação de empréstimos consignados e fazer a simulação de forma fácil e rápida. Vale a pena conferir.
Leia também: O que é e como funciona a portabilidade bancária do empréstimo consignado?
Quer saber tudo sobre empréstimo? Aqui no nosso blog você fica sabendo de todas as vantagens dessa modalidade.
Bom dia, estou pegando esse empréstimo para quitar as dividas que estão no meu nome, para assim poder prosseguir.
Quero solicitar um empréstimo para pagar dividas.