Independentemente de ser consignado, cartão de crédito e empréstimo são duas formas diferentes de ter acesso a crédito.
No empréstimo, primeiro você tem acesso ao valor contratado.
Depois, ao longo de vários meses, vai quitando a dívida. No caso do empréstimo consignado, as parcelas são sempre no mesmo valor. Além disso, o pagamento acontece de forma automática, ou seja, o cliente não precisa fazer nada, pois a parcela do pagamento do empréstimo é descontada todos os meses da folha de pagamento.
Por outro lado, o cartão de crédito não tem valor fixo. Com ele, você faz compras e pagamentos todos os meses e, depois, é gerada uma fatura referente aos seus gastos. Diferentemente do empréstimo, no caso do cartão de crédito consignado apenas o valor mínimo é descontado todos os meses. Para o restante da fatura, o cliente deve realizar o pagamento da mesma forma que faria com um cartão convencional.
Além disso, outra diferença entre o cartão de crédito consignado e o empréstimo consignado está na margem consignável. Enquanto a margem liberada para o empréstimo é de até 35% da renda líquida mensal, a margem do cartão de crédito consignado é de apenas 5% da renda. Mas vale lembrar que esses 5% são equivalentes ao valor mínimo da fatura. Ou seja, é possível gastar muito mais do que isso no cartão.